O que precisa para imprimir em grande:

- Uma máquina com muitos megapixeis é bom mas não é essencial. Com 6 megapixel e até menos conseguem-se resultados muito bons.
- Escolha imagens tiradas em ambiente com boa luz, com pouco ruído e que não estejam desfocas. Boa captação da imagem é mais importante do que os megapixels
- Evite usar imagens que foram partilhadas pelas redes sociais como whatsapp, facebook e instagram. As redes sociais reduzem a resolução e tamanho da imagem o que diminui a qualidade quando imprime esses ficheiros

A imagem digital:
O número de megapixels de uma máquina digital não corresponde à qualidade das imagens que ela produz.
Mesmo para o grande formato, imagens de 6 megapixels são muitas vezes suficientes para obter resultados excelentes.
A nitidez e qualidade do trabalho final relaciona-se mais com a técnica fotográfica do que com os megapixels. Assim, fotografias com pouca luz, muito ruído e desfocadas vão produzir maus resultados independentemente dos megapixels da imagem. A qualidade das lentes, do sensor e software da máquina digital também são essenciais para um bom resultado.
Além disso, enquanto para uma impressão num tamanho pequeno a distância visual é pequena, uma fotografia maior exige uma distância visual maior para ver a fotografia na globalidade e por isso não é necessário um aumento progressivo dos pixels do ficheiro quando vai imprimir em grande.

O conceito de megapixel:
As imagens digitais são compostas por pontos de cor (pixels).
O conceito de megapixel surge pela multiplicação do número de pixels na vertical pelo número de pixels na horizontal.
Por exemplo uma imagem com 2,048 (horizontal) x 1,536 (vertical) pixels, corresponde a  3,145,728 pixels, ou seja 3MP

PPI vs DPI:
PPI significa pixel per inch, ou seja, o número de pixels por cada inch (1 inch=2,54cm)
DPI significa dots per inch, ou seja, número de pontos por inch.
Parecem medidas idênticas mas não são. 
Por exemplo algumas impressoras, nomeadamente as de jacto de tinta, dizem que imprimem a 2880dpi mas isto não significa 2880ppi. Se a impressora tem 4 cores, o mesmo pixel vai ter várias gotas de tinta (pontos) no mesmo pixel.
Se tem dúvidas se o seu ficheiro é bom para imprimir no tamanho que deseja, ao enviar a sua encomenda pode pedir nas informações adicionais a nossa opinião e não teremos qualquer problema em responder antes de processar a sua encomenda.

Pode usar programas como o Photoshop para cortar a fotografia ao tamanho desejado e interpolar a imagem para a resolução desejada 300pixel/inch. A interpolação usa algoritmos para criar os pixeis que faltam quando se deseja imprimir uma fotografia em grande formato.

O papel da inteligência artificial na impressão de grande formato:

Atualmente existem novas ferramentas que recorrem a inteligência artificial para preparar ficheiros em baixa resolução para impressão de grande formato.
Nem sempre funciona bem mas pode tentar: https://letsenhance.io/


JPG vs Tiff vs PNG

O formato JPG permite ficheiros mais pequenos. Em teoria, por comprimir a imagem, o ficheiro terá menos informação em comparação com o ficheiro tiff ou png.
Na prática se o ficheiro JPG for gravado com perfil ICC RGB incorporado e qualidade alta dificilmente serão visíveis diferenças.

No site do Printão apenas conseguimos receber ficheiros em JPG mas se preferir pode enviar por e-mail ficheiros noutros formatos ou recorrer a ferramentas como wetransfer ou myairbridge