Imprimir em fine art é o processo de apresentar fotografias, pinturas ou arte digitais em papéis de texturas e caraterísticas diferenciadoras.

Quando a fotografia torna-se arte, é preciso usar técnicas específicas de impressão, com objetivo de enaltecer a imagem e obter uma qualidade que visivelmente tem um padrão superior

Para valorizar a fotografia e melhorar sua longevidade, a impressão fine art combina de três elementos: 

- Papel fine art

- Tintas à base de pigmentos, tecnologia jato de tinta para garantir a melhor qualidade e  cores naturais. (tipo as tintas ultrachrome da Epson)

- Trabalho de qualidade profissional.

Profissionais que trabalham com fotografia ou arte, como galerias e museus, exigem impressões fine art.

Para a impressão de fotografias, o papel fine art é um papel com qualidade profissional composto de fibras naturais, principalmente de algodão ou de celulose alfa.

A camada superficial do papel fine art, ou seja, a camada que recebe os pigmentos de impressão, também deve ser perfeita, garantindo assim que as cores se fixem corretamente e a que a tinta seja perfeitamente conservada com o passar do tempo.

Há diferentes tipos de papeis fine art aqueles cuja composição leva diferentes tipos de fibras ou aqueles que possuem diversos tipos de porosidade e texturas.

Para garantir a qualidade de uma impressão fine art perfeita, a escolha das tintas é muito importante para o resultado final da obra, os pigmentos devem espalhar no papel sem borrar e ter boa fixação. É importante que o tipo de tinta seja escolhido em função do tipo de papel fine art. A qualidade destes dois elementos garantirá uma impressão de perfeita qualidade, para fotografias prestigiosas.

A impressão fine art é um combinado de vários elementos que permitem a obtenção de obras de prestigio. Este tipo de impressão requer atenção e cuidados especializados. Esta é a razão pela qual recomenda-se consultar um profissional que trabalhe com impressões de alta qualidade. Ele saberá aconselhá-lo(a) na escolha dos papéis, no tipo de impressão e respeitará todas as etapas para garantir imagens perfeitas. No Printão fazem esse aconselhamento gratuito.

No Printão consegue imprimir fotografia em papel fine-art com qualidade excelente a preço justo. Também têm solução em moldura já com a impressão em fine-art