Um portfólio de fotografia é um registro individual onde se agrupa alguns trabalhos de um profissional, com o intuito de divulgar as suas capacidades e experiências. 
Este deverá estar organizado dando mais possibilidade de aumentar o número de clientes, já que se torna possível ver exatamente o que você faz.



Mas então como deverá fazer o seu portfólio de Fotografia?


1. Definir os seus objetivos:

Faça um portfólio a pensar em como o quer usar e de que forma o deve montar e divulgar. Deve definir quem é no seu lado profissional, aconselhando assim a focar-se na área que mais domina.


2. Reunir as fotos:

Deve analisar as suas fotografias e escolher as que retratam melhor o seu trabalho como fotógrafo e as que podem ser mais cativantes para o seu público alvo. Precisa ter pelo menos um trabalho para expor em cada área que deseja trabalhar. Sendo assim, é bastante importante decidir as áreas, até mesmo antes de selecionar as suas fotos. Na construção de um portfólio deveremos ter em conta que a qualidade está acima da quantidade. 


3. Contextualizar as imagens:

Deve escrever algumas informações sobre as fotografias, tais como o local, a data, o tipo de equipamentos utilizados e outros dados que ache que sejam relevantes. 


4. Apresentação e formas de contacto: 

Antes de colocar as fotografias deverá fazer uma pequena apresentação. Fale sobre a sua formação, as suas experiências e área de trabalho. Coloque o seu telefone, e-mail e redes sociais, para facilitar o contacto.


Recomendações para um portfólio de fotografia

Actualize: 
Deverá actualizá-lo frequentemente e excluir fotos que possam já não estar ligadas ao seu trabalho e poderá acrescentar novas imagens que retratem o seu ponto de vista como fotógrafo.
Organize: 
Traz boa primeira impressão e facilita a compreensão, o seu portfólio precisa estar organizado.
Divulgue: 
Divulgue o portfólio no seu site, nos cartões de visitas, no currículo, e nas redes sociais.