Fotografar insetos e outras criaturas pequenas pode ser muito divertido. 

Pode descobrir todo um mundo novo de fotografia macro ou de primeiros planos.

A primeira regra básica da fotografia de primeiros planos é aproximar-se do motivo

A fotografia de insetos requer uma objetiva macro para poder focar o motivo de muito perto. Uma objetiva macro  permite fotografar os motivos quase em tamanho real.

Também vai ter de utilizar um tripé para estabilizar a câmara, sobretudo quando utiliza uma teleobjetiva ou uma velocidade do obturador de exposição prolongada. Consoante a distância a que possa aproximar-se, poderá preencher o enquadramento com o corpo inteiro do inseto, ou com uma parte do seu corpo, como a cabeça e as antenas. Os insetos movem-se mais nos climas quentes, fotografe-os quando o tempo estiver mais fresco, à primeira hora da manhã ou ao entardecer, quando se movimentam mais lentamente. Além disso, a luz disponível a essas horas do dia será mais interessante.

Como em todos os tipos de fotografia, manter a simplicidade na hora de capturar imagens de primeiros planos pode proporcionar resultados espetaculares. A paciência e a perseverança acabarão por compensar.  A profundidade de campo e o isolamento do motivo são dois pontos que não deverá esquecer para conseguir uma excelente fotografia macro.A técnica para conseguir que um inseto se destaque do fundo é utilizar uma profundidade de campo reduzida. A profundidade de campo define-se como a área focada à frente e atrás do motivo. A profundidade de campo é determinada pela definição da abertura. Os f/stops baixos, como f/2.8, proporcionam uma profundidade de campo reduzida, que enquadra a focagem no motivo com precisão e o fundo fica desfocado.