As suas fotografias estão a ganhar destaque nas redes sociais, o seu número de seguidores está a aumentar e começa a fervilhar a ideia de realizar uma exposição. Quais são os passos a tomar?

No Printão temos larga experiência na realização de exposições. Podemos, por isso, ajuda-lo desde a concepção até à produção das peças finais que vai expor. Há, no entanto, alguns passos basilares a esta preparação, que tornarão tudo mais fácil e acessível.



 – Seleção das fotografias e conceito

Este é talvez o trabalho mais complicado e requer alguma paciência. Prepare uma bebida, fique confortável e aprecie o seu trabalho.  Geralmente, a exposição deve ser entendida como uma narrativa e tanto as imagens como a sequência em que elas aparecem produzem significado e podem informar diferentes ideias. Assim, ter em mente quantas e que tipo de imagens deseja expor, é um primeiro passo muito importante!





– Tratamento digital das imagens

Os softwares de edição fotográfica são essenciais para equilibrar os tons das imagens, produzindo um resultado mais agradável no conjunto das imagens expostas. Alguns são muito populares, como por exemplo, o Lightroom, que com simples ferramentas permitem controlar os parâmetros das fotografias..

Existem também opções gratuitas e até apps perfeitas para utilizar no seu telemóvel, caso não tenha acesso a um computador.


– A escolha do material de impressão

Os papeis fotográficos usados para a impressão, podem ser classificados em dois tipos básicos: Impressão Fotográfica Convencional (onde se incluem os papeis fotográficos brilhantes, lustrosos e mate) e a Impressão Fotográfica Fine Art (em geral papeis 100% algodão matte, com ou sem textura). Este passo é muito importante, porque vai influenciar bastante o custo da produção da exposição, mas também o valor da potencial venda das peças. 

Em ambos os tipos de papeis são oferecidas variadas opções de montagem (como a moldura fine art, o PVC, o Ultraboard ou a moldura premium). Todos estes produtos têm características diferentes, valores díspares e é importante investir um pouco de tempo a analisar a diferença entre eles, e como se moldam ao orçamento que tem para a produção da exposição. 




 

– A produção:

Finalmente a preparação começa a mostrar resultados. Os testes de impressão são importantíssimos para que a impressão final de todas as peças tenha um resultado satisfatório e coerente entre si, e também com a edição feita no seu computador. 
Depois das provas recebidas e os ficheiros ajustados, segue-se a impressão final e a montagem!


– A inauguração:

A inauguração é o apogeu da exposição fotográfica! É o momento em que todo o processo de planeamento e preparação chega ao seu final e onde pode, finalmente, mostrar o fruto do seu trabalho aos seus amigos, familiares e todos aqueles que escolhem ver o seu trabalho e apreciar as peças em exposição! Disfrute e aproveite para também ver e apreciar o seu próprio trabalho!


Para todo este processo pode, como sempre, contar com a ajuda do Printão!