Como se inspirar e aprender tudo sobre fotografia? Os livros de fotografia são uma das melhores fontes para aprender e retirar ideias, mas temos também opções para quem não se identifica com a leitura, os podcasts!

A Printão criou para si uma lista dos melhores livros e podcasts sobre fotografia.




Livros:

1.Fotografia com Câmara digital e Smartphone 

Autor Alexandre Barão 

Escrito de uma forma simples, e que o fará aprender as bases do processo fotográfico digital, desde o registo da imagem até à sua edição. Um livro recomendado para quem quer iniciar ou aperfeiçoar-se no mundo da fotografia.

Recheado de fotografias (exemplos de várias áreas), dicas, ilustrações, recursos web.

Neste livro poderá encontrar também, a história da fotografia, características da exposição, abertura, ISO, luz e da cor, enquadramento de imagens e diversos tipos de equipamentos fotográficos.


2.Leia Isto se Quer Tirar Fotografias Incríveis de Lugares

Autor Henry Carroll

"Leia Isto se Quer Tirar Fotografias Incríveis de Lugares" é uma iniciação que inclui aspectos de fotografar lugares, como paisagens, vistas urbanas, arquitetura e interiores. Henry Carroll oferece-lhe todas as técnicas essenciais e a revelação do trabalho de fotógrafos prodígios. Repleto de dicas e imagens, este livro vai uni-lo ao conhecimento técnico que necessita para tirar fotos dos lugares que mais o atraiam.


3.Como Criar Uma Fotografia

Autor Mike Simmons

A maioria das imagens não são simplesmente tiradas, são feitas por meio de um processo criativo. Este livro é um guia que foca no processo de criação de uma fotografia desde as fases de planificação até à sua realização.

As explicações mais teóricas, são apresentadas de maneira clara e são acompanhadas de diversas obras.





Podcasts:

1.Podcast Conversas de Café

No Podcast Conversas de Café, o Ricardo partilha conteúdo ligado ao mundo da fotografia e a jornada criativa. Com o objetivo de inspirar e informar todos os ouvintes que têm interesse no mundo da Fotografia em Portugal. Com episódios novos todas as segundas. 

Disponível o Youtube: https://www.youtube.com/ricardodionisiopt 

Spotify: https://open.spotify.com/show/14mQqP5tldlnksfiYnNa4v?si=ee79e015c8ec4818 

Website: https://www.conversasdecafe.com 


2.Coisa de Fotógrafa Podcast - Fotografia, Carreira e Felicidade

Direcionado para quem quer viver de fotografia, a Isis Castro, fotógrafa lifestyle dá conselhos para que isso se torne possível!

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC2QjFiUAokUCQqpfPdSFB7Q

Spotify: https://open.spotify.com/show/0LLgKMLQTGyhqdBcHybBrn?si=13df11755bac46fa

Website: https://coisadefotografa.com/coisa-de-fotografa-podcast/


3.Notas Fotográficas de Rui Caria

Um podcast sobre fotografia e jornalismo visual. Um espaço de conversa onde se abre o espaço à reflexão de conceitos e ideias sobre fotografia.

YouTube: https://www.youtube.com/@ruicaria

Website: https://ruicaria.com/