A verdade é que não existem regras necessárias na hora de captar, porém existem algumas dicas que poderão ajudar a melhorar as suas fotografias. O Printão juntou algumas dicas para elevar o nível das suas imagens.

1. Regra dos terços

A regra dos terços consiste em o seu frame estar dividido em 9 retângulos iguais e o objetivo é centrar os elementos mais importantes da cena dentro de uma ou mais linhas ou na sua ligação. Este elemento é importante para nos auxiliar a colocar o elemento principal centrado na imagem ou para conseguirmos organizar os elementos da composição, fazendo com que esta se torne mais elegante. 



2. Padrões e texturas
Os padrões são chamativos e trazem-nos a sensação de equilíbrio o que faz com que nós naturalmente sejamos atraídos, então se quiser criar uma imagem que dê uma sensação de agrado, no momento que for tirar a foto pense em utilizar padrões e textura, que também nos traz essa sensação.


3. Regra do espaço

Esta regra relaciona-se com a direção que o objeto está a ir ou está virado. Como exemplo da fotografia abaixo o barco está a ir em direção à ponte, então para destacar esse movimento, o barco foi colocado em primeiro plano deixando espaço entre o objeto e a ponte.




4. Ponto de vista
A maior parte das fotografias são tiradas ao nível dos olhos (frente a frente do objeto), o diferente é captar aquilo que um olhar “comum” não repararia, ao enquadrar um cenário, por isso mude a perspectiva, alterando o ângulo. 



5. Linhas
Deve focar-se nas linhas principais no momento de tirar a foto, fazendo com que esta se tornem apenas os principais elementos de composição. As linhas podem ser padrões, o piso ou até mesmo fios no poste e não precisam necessariamente serem retas.