Provavelmente existem dezenas de dicas sobre a fotografia de paisagem e cada fotógrafo prefere um conjunto de regras. Porém o Printão recolheu algumas dessas dicas, para assim melhorar neste estilo de fotografia.



1. Tripé
Usar um tripé é essencial, a maior parte deste tipo de fotografia requer uma velocidade de obturação lenta. E só com a ajuda do tripé é que será possível estabilizar a câmara.

2. Filtro polarizador
Um filtro polarizador é um filtro que reduz os reflexos na água e outras superfícies (como metal e vidro), os céus tornam-se mais carregados e o ambiente geral da foto fica mais forte. O filtro reduz também a quantidade de luz que entra na câmara, relembrando que será necessário ajustar a exposição de acordo com isso.

3. Lente Grande Angular
Deve usar uma lente grande angular (menos de 50mm). Pois o objetivo é captar o máximo de cena possível. Com isto, pode-se fotografar com uma lente teleobjectiva, para captar um detalhe de uma paisagem, mas geralmente usa-se uma grande angular.

4. Profundidade de campo
A profundidade de campo é a parte da imagem que está focada, obtém-se através de uma abertura pequena. Neste tipo de fotografia, o objetivo geral deve ser ter o máximo da imagem focada. Sendo assim, terá detalhes desde a parte que está mais próxima até ao fundo.

5. Hora do dia
Há duas alturas do dia que são consideradas ótimas para fotografia de paisagem, o nascer e pôr-do-sol. Há uma qualidade de luz que se encontra nos minutos antes do sol nascer e se pôr, que não se encontra mais ao longo do dia. Contudo, estes dois tipos de luz são diferentes, sendo que de manhã é mais fria, e durante a tarde mais quente.

6. Linhas retas
Devemos prestar bastante atenção às linhas quando estamos a fotografar, evitando que fiquem tortas ou erradas. As linhas erradas podem aparecer de duas formas: horizonte inclinado e distorcido. No horizonte inclinado é causado subposição da câmara e é facilmente corrigido no pós-produção. Já o horizonte distorcido, resulta de um olhar para cima ou para baixo na direção do objeto, pode também ser corrigido, mas a qualidade da fotografia pode vir a perder detalhe, pois parte será cortada para que se consiga o enquadramento perfeito.